Livres da Amargura

Categories: Palavra Fortaleza,Texto fortaleza

Preletor: Ap. Sidney Stair
Texto: Marilene Sampaio
Texto Bíblico: Juízes 11: 1-40
Introdução: Juízes é um livro muito importante da Bíblia, por que nos fala de personagens que Deus visitou e suas vidas foram transformadas, tiveram sentido de ser. Uma dessas pessoas foi Jefté, o gileadita, jovem valente e corajoso. Seu nome significa: Deus abre.

A mãe de Jefté era prostituta e seu pai era Gileade, um homem muito conhecido na região, seu nome significa: Colina de testemunho, em outras palavras tinha um testemunho muito relevante e era um homem muito respeitado e de referência para as pessoas.

Gileade tinha um problema: sua mulher era estéril, não podia gerar filhos, e no seu desespero, ele se relaciona com uma prostituta que decidiu ter um filho dele. Aliás, foi o primeiro filho que ela teve. Não justificamos as ações de Gileade, mas ele queria filhos e essa prostituta podia dar filhos a ele.

Gileade levou esse bebê para sua casa e entregou a sua esposa que o recebeu como se fosse o seu próprio filho.

Não é por acaso que Jefté era considerado um jovem valente e valoroso. Gideão também, foi considerado um jovem valente. Quando o anjo encontrou Gideão, dirigiu a ele essas mesmas palavras: Homem forte, valente e corajoso. Quando o anjo se referiu a Gideão com essas palavras, ele respondeu que era pobre. E a pergunta que não quer calar é: O quê tem haver: valente com ser pobre? Gideão falou que era pobre e o último dos irmãos dele, da tribo de Manasses.

Manassés significa esquecido. Gideão tinha um conceito errado sobre si mesmo, era insignificante e sem importância alguma e além disso, considerava-se pobre.

A palavra valente em hebraico, é o mesmo que a palavra seguir e significa: material para a guerra, uma pessoa que não tem medo de nada, uma pessoa que não tem temor, mas também, é a mesma palavra usada para riquezas. Quando o anjo disse a Gideão, homem forte e valente, ele também, estava dizendo que ele era forte, valente e rico.

É importante entendermos que quando Deus olha para nós, Ele não está vendo os três mil reais que tem na nossa conta bancária, isso não é nada comparado com a riqueza que Ele separou para nós, desde o dia em que nascemos.

Nenhum pai que sendo um bom pai, deixa os seus filhos sem herança, ainda que somos bons pais para nossos filhos, a Bíblia diz que somos maus. “Vocês sendo maus, sabem dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais não dará Deus? O Espírito Santo, àqueles que pedirem?”

Se nós cremos que verdadeiramente Deus é nosso Pai, e Ele nos colocou no planeta terra? Sem herança, Ele é mal. Quantos são filhos de Deus? Quantos acreditam que Deus é um bom Pai? Quantos acreditam que Deus é melhor Pai do que nós? Pois, eu também te digo que vocês tem herança aqui na terra.

Da mesma forma que Gideão, era Forte, Valente e Corajoso, significava que Jefté, era um garoto de muitas posses. Ele trazia muita alegria ao coração de seu pai, era o único filho de Gileade. Mas Jefté começou a ter problemas, por que sua madrasta começou a ter filhos. Esse fato ocorreu com outras pessoas da Bíblia, mulheres que eram estéreis e tiveram os seus ventres abertos e começaram a ter filhos: Sara, Rebeca, Ana, Isabel.

Quando os irmãos de Jefté souberam que ele não era um filho biológico de seus pais, e pior ainda, era filho de uma prostituta, começaram a rejeitá-lo. Quando se sentavam para comer, eles o chutavam por debaixo da mesa. E diziam: “Você não vai se sentar conosco, a herança do nosso pai é só para nós. Você é filho ilegítimo, e além do mais é filho de uma prostituta.”

Há uma lei registrada no livro de Deuteronômio que os bastardos não herdam herança. Os irmãos de Jefté, foram até aos anciãos da cidade, que era uma espécie de autoridades da época, contar que havia um bastardo dentro da casa deles, referindo-se a Jefté. E essas autoridades foram na casa de Jefté e o colocaram na rua… Que tristeza!

Aplicação: Vou fazer três orações específicas:

Vou orar por todas as pessoas que nasceram fora de um matrimônio. Por que se você nasceu fora de um casamento, há uma maldição sobre sua cabeça. E o diabo está usando isso contra você, tentando te matar. Eu sei o que é ser um filho bastardo, nasci como um filho bastardo. Meu pai recusou-se casar-se com minha mãe. E as coisas na minha vida, eram muito difíceis. Comecei vários cursos e nunca conseguir terminá-los como: Jornalismo, Administração de Empresa, Artes Plásticas, Engenharia, Psicologia, muitas coisas e não terminei.

As coisas que eram tão fáceis para meus amigos, para mim eram muito difíceis. Começava algo e não concluía, o teto me impedia de crescer. Um dia aconteceu algo, estávamos sendo acompanhados e aconselhados num curso de pré-matrimônio, antes de eu e minha esposa casarmos. Ela e eu tínhamos que passarmos por libertação. Um apóstolo de Canadá me tocou e me fez uma pergunta muito importante: _ “Seus pais estavam casados quando você nasceu?” Eu abaixei a minha cabeça e comecei a chorar. Porque para mim era uma grande vergonha, eu não queria que meus amigos soubessem que eu era filho bastardo. Mas esse apóstolo me olhou nos olhos e me disse: _” Levanta o teu rosto, não tenha vergonha, você não pediu para nascer bastardo, você não tem culpa. Vou fazer algo por você. Vou orar e quebrar essa maldição de bastardo. Graças a Deus que Ele fez isso, porque pouco tempo depois. Conseguir concluir alguns cursos: Um mestrado e dois doutorados.

Davi era bastardo, ele não era filho do mesmo pai que seus irmãos. Ele escreveu que em pecado sua mãe havia concebido ele. Se você nasceu dentro de um casamento você não foi concebido em pecado, por que você nasceu dentro dos padrões de Deus, do jeito que Ele ordenou. Mas alguma coisa aconteceu na vida de Davi quando o profeta foi visitá-lo. Ungiu-o, orou por ele e quebrou essa maldição. Samuel veio ungir o próximo rei de Israel e o pai de Davi tirou todos os filhos, menos a Davi. E Deus falou ao profeta Samuel: A nenhum desses…você não tem mais filho? Perguntou o profeta a Jessé. Jessé respondeu que ele tinha mais um filho, mais ele não servia para ser rei, porque ele era um pastor de ovelhas e um bastardo. O profeta disse para ele, traga-o. E quando Davi chegou. Deus disse: é esse.

Talvez você diga: ”Ah! Mais os meus pais se casaram depois.” Mas se você foi concebido fora do casamento, o inimigo está usando isso contra você. Mas não se preocupe vamos orar por você e essa maldição será quebrada.

Então quando jogaram Jefté na cidade, a Bíblia diz que ele foi parar numa cidade Tobe, que em Hebreu significa bom. Ele era uma pessoa de bons costumes, ele aprendeu com seu pai. Mas se ele não podia estar onde devia estar, iria para outro lugar. Ele escolheu uma cidade boa, mas se reuniu com outros jovens que não tinham um bom comportamento. Reuniu-se com jovens considerados vagabundos, não trabalhavam, roubavam para poder comer. Formaram uma quadrilha e saqueavam as cidades que eles entravam com o espírito de vandalismo. Quando um jovem não pode estar onde tem que estar, vai parar num lugar onde ele não deve estar.

Com o decorrer do tempo os amalequitas prepararam uma guerra para Israel e ninguém queria enfrentá-los. Ninguém queria ser o general contra esse exército poderoso e mui grande. E a Bíblia diz que um ancião lembrou de Jefté e falou que ele era o homem para esse trabalho. E foram buscar Jefté, os mesmos que o lançaram fora da cidade. Falaram para ele que se ele vencesse a guerra seria nomeado e reconhecido por eles como governador deles.

Pra mim não me interessa onde arremessaram e rejeitaram você. Quero que saiba que você é uma pessoa de propósito. E quando chegar o teu momento, onde quer que esteja, aqueles que te rejeitaram vão vir buscá-lo. O pai que não te reconheceu, a mamãe que quis te abortar vão vir te chamar, por que você é uma pessoa que tem um propósito.

No capítulos 11 de Juízes em nenhum lugar foi escrito que os irmãos de Jefté pediram perdão a ele. As pessoas que te fizeram mais dano ainda que não te pediram perdão. Você terá que ajudá-las. Por que Deus permite problemas aos teus inimigos que só você pode solucionar.

Não podemos esquecer que o problema de Jefté era raiz de rejeição por ter nascido bastardo. E as pessoas que foram rejeitadas não perdem a primeira oportunidade para se sentir aceitos. Elas são presentes aos outros, não é errado dar presentes. Mas se você dar presentes com a motivação de receber algo em troca e de controlar as pessoas, isso se chama manipulação e Deus não aprova essa conduta.

Quando Jefté entendeu a missão que tinha ele orou a Deus e disse que se Ele lhe desse a vitória e derrotassem os inimigos ele daria uma oferta. Vou sacrificar a primeira pessoa que sair para receber-me. Essas palavras soam ser uma oração de alguém que é muito espiritual. Que bom ele vai dar algo em sacrifício a Deus? Mas há um problema, em nenhum lugar da Bíblia Deus pede sacrifício humano. Na ocasião quando Deus pediu o filho de Abraão, quando ele ia sacrificá-lo Deus segurou sua mão. Significa que Abraão não precisava dar o seu filho em sacrifício, mas Deus mesmo daria o seu filho como cordeiro vivo, e no mesmo lugar Jesus foi sacrificado, tomando o nosso lugar.

Jefté foi à guerra e venceu, conquistou o exército dos amalequitas e voltou vitorioso e a primeira pessoa que saiu da cidade para recebê-lo, foi a sua única filha. Ele não tinha nenhum outro filho. Ele a amava muito, rasgou suas vestes e começou a gritar. Quem você acha que Jefté imaginou que saísse primeiro? Ele queria matar alguém, sua motivação era matar um dos seus irmãos que o haviam rejeitado, ferido a ele.

Jefté era um homem muito amargurado e se você não tratar sua amargura, como Jefté você poderá matar uma geração,terminará matando alguém que você ama. Uma pessoa não chega a ter amargura da noite pro dia, tudo tem um processo e começa com uma ferida. Conheço homens amargurados que com suas próprias mãos destruíram seus casamentos. A mulher que ele mais amava ele destruiu.

Aplicação: A segunda oração que iremos fazer é por todas as pessoas que estão amarguradas. Não é pecado sentir amargura, é um pecado não fazer nada contra esse sentimento que é uma raiz perigosa.

Aplicação: A terceira oração que iremos fazer é para que você não morra antes do tempo. Quando eu olho a face de vocês, eu vejo refletida nela os seus antepassados. Alguns tomaram péssimas decisões. E essa é a razão por você estar do jeito que estais.

Conclusão: Toda maldição de rejeição, amargura e morte foi quebrada. Jesus ressuscitou glorioso para que nós pudéssemos ser livres. A vida de Davi saiu de dentro de um pasto com as ovelhas para um palácio e uma oração profética, uma autoridade apostólica pode fazer isso por ti.  Peça perdão pelos pecados dos seus pais e que Ele lhe limpe com seu sangue precioso e que toda maldição que está sobre sua vida seja eliminada. Que toda cadeia que te impede de avançar sejam quebradas agora e que você possa entrar na dimensão do propósito de Deus destinado a você.

No nome de Jesus como autoridade conferida a mim como apóstolo e profeta, eu declaro e decreto que todo documento legal contra você seja destruído e despedaçado. Não há mais maldição sobre ti. No nome de Jesus, és livre.

Deixe uma resposta